25/01/2008

Dia frio em Fortaleza

Manhã já se faz no relógio, mas o céu não aponta nenhum raio solar sequer... estranho por essas bandas de cá. O vento está frio e as ruas parecem desertas. Cronicar o viço que esta cidade tem nos dias de sol é muito difícil e muitos já se ocuparam de tão árduo ofício, então resta transbordar no papel o banzo em que emerge Fortaleza em dias de chuva. É notória a lassidão do povo, das avenidas e do movimento citadino em geral nos dias frios, dias frios, pois só a chuva em si não acalma a celeuma de uma capital. Pipoqueiros, baleiros e pedintes, que não folgam aos domingos, resolvem ficar no aconchego de suas dormidas em dias que as lufadas de vento sopram no rosto logo no começo da manhã e é melhor o fundo duma rede quente à trabalhar no dia santo, convenhamos. Desço para praia no começo da manhã e tenho comigo a impressão dos passeantes quietos, não querendo se refrescar no mar, pois este está trombudo e cinzento... uma bela estrangeira atravessa meu caminho e ela não importa-se com a beleza deste mar revolto e das pedras negras que agüentam este temperamento irascível. Tudo lento e apenas um cão a revirar lixo dinamiza a paisagem estática da enseada de Iracema, os molecotes em bando cheiram a cola santa de cada dia e os boêmios mais descuidados dormem profundamente em alguma marquise, tudo dentro da normalidade praieira desta cité. Faz frio. Subo a rua Arariús, com o estomago já a avisar o almoço. Vejo uma jovem morta e o sangue que talhou mais rápido por causa do frio. Fria, sua pele morena e a cidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

sempre uma ótima surpresa ao visitar esse blog...

fantomas disse...

Jayra,

A descrição das cenas é tão real que parece que eu mesmo estou vendo tudo aquilo. Acho que você captou perfeitamente tanto a atmosfera do lugar quanto conseguiu mostrar com clareza a sua própria perspectiva.

Valeu,

Fantomas.

portfolio disse...

nao sou nenhum conhecedor da literatura, e acho que não preciso ser para dizer que gostei muito.

portfolio disse...

gustavo